Abordagens teóricas e práticas de metagenômica para a descoberta de vírus
IBI 5071 - 2017


arthur

Prof. Dr. Arthur Gruber

Médico-veterinário com Doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da USP em 1994. O Prof. Gruber trabalhou nas áreas de biologia molecular e genômica de parasitas protozoários do gênero Eimeria. Desde 2002 iniciou um uma linha de pesquisa na área de Bioinformática, incluindo o densenvovimento de ferramentas de análise de seqüências de DNA e proteínas, e o primeiro sistema do mundo para o diagnóstico automático de parasitas através de processamento de imagens digitais. O Prof. Gruber e seu grupo desenvolveram várias aplicativos tais como o TRAP (para quantificação e classificação de repetições seriadas), EGene (plataforma para geração de pipelines para processamento e anotação automáticos de sequências) e o GenSeed-HMM (programa para montagem progressiva dirigida por semente). Desde 2015 o Prof. Gruber dedica-se ao desenvolvimento de abordagens bioinformáticas para a descoberta e caracterização de vírus. É professor da USP desde 1996 e Professor Associado do Depto. de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas desde 2005.



argruber@usp.br

Plataforma Lattes

ResearcherID

LinkedIn

 


Bas

Prof. Dr. Bas E. Dutilh

Doutor em Bioinformática para Ciências Médicas na Radboud University, em Nijmegen, Holanda, em 2007. O Prof. Dutilh trabalha com bioinformática, incluindo metagenômica, desenvolvimento de ferramentas, descoberta de vírus, genômica comparativa, bioestatística e desenho experimental. É fascinado pela dinâmica da evolução microbiana e como ela molda as interações entre micróbios e o seu ambiente. Fenômenos como transferência horizontal de genes e microdiversidade são de grande importância não somente na evolução de genomas microbianos, como também na ecologia microbiana e medicina. A compreensão desses fenômenos requer novas ferramentas e tecnologias, bem como experimentos bem desenhados. Seu trabalho consiste no estudo desses fenômenos a partir de diferentes ângulos, a análise em larga escala de conjuntos de dados, bem como na colaboração com ecologistas microbianos e microbiologistas das áreas médica e evolutiva, para interpretar seus resultados. O Prof. Dutilh é Professor Assistente em Bioinformática na Utrecht University, Holanda.



bedutilh@gmail.com

ResearcherID

LinkedIn


Robson

Prof. Dr. Robson Francisco de Souza

Doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2007) com Pós-Doutorado no National Center for Biotechnology Information (NCBI/NIH/USA). Bacharel em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (1996) e Mestre em Ciências (especialidade Biotecnologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência em áreas multidisciplinares, com ênfase em Evolução Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sequências, genômica comparativa, evolução de proteínas e filogenia. É Professor Assistente do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas desde 2012.



robfsouza@gmail.com

Plataforma Lattes

ResearcherID

LinkedIn

© 2017 Arthur Gruber

Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Prof. Lineu Prestes, 1374 - Cidade Universitária - SP

Última atualização 22 de março de 2017