Prof. Dr. Arthur Gruber
Médico-veterinário com Doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da USP em 1994. O Prof. Gruber trabalhou nas áreas de biologia molecular e genômica de parasitas protozoários do gênero Eimeria. Desde 2002 iniciou um uma linha de pesquisa na área de Bioinformática, incluindo o densenvovimento de ferramentas de análise de seqüências de DNA e proteínas, e o primeiro sistema do mundo para o diagnóstico automático de parasitas através de processamento de imagens digitais. O Prof. Gruber e seu grupo desenvolveram várias aplicativos tais como o TRAP (para quantificação e classificação de repetições seriadas), EGene (plataforma para geração de pipelines para processamento e anotação automáticos de sequências) e o GenSeed-HMM (programa para montagem progressiva dirigida por semente). Desde 2015 o Prof. Gruber dedica-se ao desenvolvimento de abordagens bioinformáticas para a descoberta e caracterização de vírus. É professor da USP desde 1996 e Professor Associado do Depto. de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas desde 2005.
Prof. Dr. Bas E. Dutilh
Doutor em Bioinformática para Ciências Médicas na Radboud University, em Nijmegen, Holanda, em 2007. O Prof. Dutilh trabalha com bioinformática, incluindo metagenômica, desenvolvimento de ferramentas, descoberta de vírus, genômica comparativa, bioestatística e desenho experimental. É fascinado pela dinâmica da evolução microbiana e como ela molda as interações entre micróbios e o seu ambiente. Fenômenos como transferência horizontal de genes e microdiversidade são de grande importância não somente na evolução de genomas microbianos, como também na ecologia microbiana e medicina. A compreensão desses fenômenos requer novas ferramentas e tecnologias, bem como experimentos bem desenhados. Seu trabalho consiste no estudo desses fenômenos a partir de diferentes ângulos, a análise em larga escala de conjuntos de dados, bem como na colaboração com ecologistas microbianos e microbiologistas das áreas médica e evolutiva, para interpretar seus resultados. O Prof. Dutilh é Professor Assistente em Bioinformática na Utrecht University, Holanda.
Prof. Dr. Robson Francisco de Souza
Doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2007) com Pós-Doutorado no National Center for Biotechnology Information (NCBI/NIH/USA). Bacharel em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (1996) e Mestre em Ciências (especialidade Biotecnologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência em áreas multidisciplinares, com ênfase em Evolução Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sequências, genômica comparativa, evolução de proteínas e filogenia. É Professor Assistente do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas desde 2012.
© 2017 Arthur Gruber
Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Prof. Lineu Prestes, 1374 - Cidade Universitária - SP
Última atualização 22 de março de 2017